Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Medicina Veterinária

Ex-Aluno do curso de medicina veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido é aprovado em concurso público em 1 das 4 Faculdades de Medicina Veterinária da França.

Sem categoria 11 de janeiro de 2024. Visualizações: 72. Última modificação: 11/01/2024 15:04:26

Renato Otaviano do Rego, 36 anos de idade, natural de Natal no Rio Grande do Norte, filho de Austreleoclesia Otaviano do Rego (Pedagoga Aposentada) e José Edgar do Rego (Bancário) e irmão de Rodolfo Otaviano do Rego (Servidor Público do TRT-RN) e Rafael Otaviano do Rego (Médico Veterinário pela Esam e Professor da Universidade Federal do Espírito Santo) cursou medicina veterinária entre 2007 e 2011, pela Ufersa, em Mossoró- RN.

Renato realizou estágios em diferentes áreas, em clínicas privadas e universidades. Posteriormente foi aprovado em um programa de residência na área de cirurgia veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande, onde realizou também Mestrado na área de cirurgia e foi aprovado em concurso público como médico veterinário cirurgião na mesma instituição.

Não satisfeito, Renato foi aprovado em primeiro lugar no Programa de Doutorado com ênfase em cirurgia na Universidade de São Paulo em 2017, sob orientação dos Professores Cássio Ricardo Auada Ferrigno e André Luís do Valle de Zoppa, onde entre 2018 e 2019, pela indicação da Professora Dra Valéria Veras de Paula participou de um programa de doutorado sanduíche no exterior pela Capes na França, na École Nationale Vétérinaire d’Alfort – ENVA, em Maisons Alfort, Região Parisiense, com orientação do Professor Francês diplomado pelo colégio europeu de cirurgiões e PhD Mathieu Manassero.

Através do seu Doutorado, Renato foi em setembro de 2023 convidado para ser professor de cirurgia de pequenos animais pela École Nationale Vétérinaire de Toulouse- ENVT. Porém para continuar a Universidade exigiu que Renato se submetesse a um concurso público para a vaga de Professor de Cirurgia de animais domésticos. Renato no dia 19 e 20 de dezembro participou do concurso, sendo aprovado e iniciando o trabalho dia 1 de Janeiro de 2024. Não mais como contratado mas como professor efetivo.

A área de atuação do ex aluno da ufersa é cirurgia e a área de predileção e especialidade é a ortopedia veterinária.

Renato frisa a oportunidade de realizar pesquisa, extensão e a possibilidade de atuar na área de formação de médicos veterinários originários no mundo inteiro, formar especialistas em cirurgia veterinária de animais de companhia, pesquisa e oportunidade pra nosso brasileiros de adentrarem num mercado da medicina veterinária na Europa.