Semana Acadêmica do Médico Veterinário (SAMEV) 2024

Ensino, Eventos 18 de setembro de 2024. Visualizações: 26. Última modificação: 24/09/2024 09:40:51

O Curso de Medicina Veterinária da UFERSA finalizou com êxito a Semana Acadêmica do Médico Veterinário (SAMEV) 2024, realizada entre os dias 11 e 14 de setembro. O evento, que ocorre anualmente em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, teve como objetivo promover a educação continuada e o desenvolvimento científico de estudantes e profissionais da área.

Um agradecimento especial à professora Michelly, coordenadora do evento, cuja dedicação e liderança foram essenciais para o sucesso da SAMEV 2024. Seu compromisso com o ensino e a organização do evento fez toda a diferença, proporcionando uma semana rica em aprendizado e oportunidades para todos os participantes.

A abertura oficial aconteceu no dia 11 de setembro, com a presença de autoridades acadêmicas e uma mensagem da coordenadora do evento. O destaque da abertura foi o Workshop sobre oratória e postura do médico veterinário nas mídias sociais, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN).

A programação do evento foi marcada pelo Ciclo de Palestras, que ocorreu no dia 12 de setembro, organizado e promovido pela LASU (Liga Acadêmica de Saúde Única). O ciclo contou com profissionais da Medicina Veterinária, que discutiram temas de grande relevância:

• “Principais Zoonoses em Pequenos Animais”, ministrada pela Médica Veterinária Ana Liza Souza.
  • “Tuberculose Bovina: Cenário, Desafios e Estratégias de Controle”, apresentada pela Médica Veterinária Cibelle Uchoa.
  • “Principais Zoonoses em Animais Silvestres do Nordeste”, conduzida pela Médica Veterinária Marília Banhos.
  • A noite foi encerrada com uma mesa redonda, moderada pelo Médico Veterinário Alexandro Iris Leite.

Nos dias 13 e 14 de setembro, uma série de Minicursos práticos e teóricos foram ofertados pelas ligas acadêmicas e grupos de estudo:

• LEATIV (Liga Estudantil de Anestesiologia e Terapia Intensiva Veterinária) ofereceu o minicurso “Ressuscitação Cardiorrespiratória: Atualizações do Recover 2024”, com a participação da Dra. Valéria Veras de Paula, M.V. Kathryn Nóbrega Arcoverde e M.V. Andressa Nunes Mouta.
  • GEAS (Grupo de Estudo em Animais Silvestres) apresentou o minicurso “Anatomia e Clínica de Aves”, conduzido pelo Médico Veterinário Marcelo Almeida de Sousa Jucá.
  • GEPAV (Grupo de Estudos em Patologia Veterinária) organizou o minicurso “Citopatologia: Do Consultório ao Laboratório”, ministrado pela Médica Veterinária Ana Caroline Maia Oliveira Ramos.
  • LAEER (Liga Acadêmica de Estudos em Equídeos e Ruminantes) trouxe o minicurso “Princípios de Ortopedia em Equinos”, com o Médico Veterinário Heider Irinaldo Pereira Ferreira.
  • LAEPA (Liga Acadêmica de Estudos em Pequenos Animais) ofertou o minicurso “Obesidade em Cães e Gatos: Como Identificar, Complicações Associadas e Tratamento”, liderado pela Médica Veterinária Manuela Costa Menezes.

A SAMEV 2024 também promoveu uma ação solidária, arrecadando rações para animais carentes, reforçando o compromisso do curso com o bem-estar animal e a responsabilidade social​.