A noite desta terça-feira, 25, foi de celebração para os integrantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) durante a abertura das comemorações pelos 30 anos da graduação na instituição. A solenidade aconteceu no Auditório Amâncio Ramalho, contando com a participação de docentes, discentes, convidados e membros da atual gestão da universidade.
O reitor da Ufersa, professor Rodrigo Codes, prestigiou o evento e destacou que a celebração dos 30 anos do curso ocorre no mesmo ano em que a Ufersa completa 20 anos como universidade. “É um marco importante que merece ser comemorado pelos 853 profissionais já formados, além de ser o primeiro e único curso de Medicina Veterinária a ser oferecido por uma instituição pública no Rio Grande do Norte”, afirmou.
Na ocasião, a professora Michelly Fernandes de Macedo fez um breve histórico da graduação, ressaltando que sua trajetória pessoal se confunde com a do curso, já que é egressa e atualmente atua como docente e coordenadora. “Hoje, ao celebrarmos os 30 anos, sinto-me honrada em compartilhar essa história com tantos que estão aqui neste auditório”, destacou.
A professora Michelly ingressou em 2000, mesmo ano da formatura da primeira turma. “Fiz parte da 11ª turma, a última a receber o diploma com a nomenclatura Esam, antes da transformação em Ufersa”, lembrou, acrescentando que retornou à instituição como docente efetiva em 2013, após atuar como professora substituta.
Ao longo dessas três décadas, o curso de Medicina Veterinária da Ufersa se consolidou como referência na Região do Semiárido Brasileiro, formando 48 turmas e totalizando 853 profissionais espalhados pelo país e até no exterior. “Desenvolvemos pesquisas que são referência dentro e fora do Brasil. Nossos estudantes se destacam no Enade, e a Medicina Veterinária é um dos cursos mais procurados da Ufersa”, ressaltou a professora Michelly. No último ENEM, por exemplo, houve 3.164 candidatos interessados. “Estamos entre os nove melhores cursos do país e somos o melhor das regiões Norte e Nordeste. Além disso, é o único curso da instituição incluído no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do MERCOSUL e Estados Associados, o Arcu-Sul”, enfatizou a coordenadora.
O presidente da Comissão de Educação do Conselho Regional de Medicina Veterinária, professor Marcelo Barbosa Bezerra, refletiu sobre o crescimento do número de cursos e profissionais no estado. “O Rio Grande do Norte oferece anualmente 1.186 vagas, o que nos preocupa em relação à qualidade do ensino da Medicina Veterinária”, pontuou. Ele também destacou a importância de uma formação multidisciplinar para os futuros médicos veterinários. “Defendemos um ensino que vá além da visão.
cerimônia foi encerrada com homenagens a professores e servidores que contribuíram para a criação e consolidação do curso. Foram homenageados o ex-diretor da Esam, professor Joaquim Amaro Filho; o professor José Fernando Gomes de Albuquerque; e o servidor médico veterinário Paulo Fernando Cisneiros da Costa Reis (in memoriam). Na ocasião, também foi descerrada uma placa comemorativa alusiva aos 30 anos da graduação. Confira AQUI a programação que prossegue até a próxima sexta-feira, 28.
HOMENAGEADOS:
Prof. Dr. Joaquim Amaro Filho
A criação do curso de Medicina Veterinária da ESAM-UFERSA só foi possível graças à visão e iniciativa do Prof. Dr. Joaquim Amaro Filho, então diretor da instituição. Seu compromisso e dedicação foram essenciais para transformar um ideal em realidade, estruturando um curso que, há três décadas, formando profissionais de excelência. Seu legado permanece vivo em cada estudante formado e em cada avanço conquistado. A comunidade acadêmica reconhece e agradece sua inestimável contribuição para essa história de sucesso.
Prof. Dr. José Fernando Gomes de Albuquerque
A trajetória do curso de Medicina Veterinária da ESAM-UFERSA foi moldada pelo compromisso e pela excelência de seus docentes. O Prof. Dr. José Fernando Gomes de Albuquerque representa todos aqueles que, com dedicação, formaram gerações de profissionais e impulsionaram o crescimento do curso. Seu empenho na docência e na pesquisa reflete o papel essencial dos professores na construção desse legado. Nesta celebração dos 30 anos, a comunidade acadêmica presta seu reconhecimento e gratidão.
Paulo Fernando Cisneiros da Costa Reis (In Memoriam)
Para uma formação de excelência, é fundamental contar com profissionais que desempenham um papel essencial no ensino, na pesquisa e na extensão. O curso de Medicina Veterinária da ESAM-UFERSA presta homenagem a todos os seus servidores técnicos na figura de Paulo Fernando Cisneiros da Costa Reis, cuja dedicação e zelo marcaram a história do curso. Seu trabalho incansável contribuiu significativamente para a estruturação e o desenvolvimento da instituição, deixando um legado que segue vivo em cada conquista. Com gratidão, reconhecemos sua valiosa contribuição.